terça-feira, 27 de outubro de 2009

O perfil do empreendedor



A definição da palavra empreendedor varia de autor para autor, mas há uma intercessão na definição que todos concordam.

a)iniciar, coordenar, controlar e instituir maiores mudanças no negócio de empresa e/ou,

b) assumir riscos nessa operação que decorrem da natureza dinâmica da sociedade e do conhecimento imperfeito do futuro e que não pode ser convertido em certos custos através de transferência, cálculo ou eliminação.

Então como podemos identificar uma pessoa empreendedora? Várias são as características que fazem parte do perfil de uma pessoa empreendedora, dentre elas podemos citar:

1. Autoconfiança. Sentir-se seguro em relação aos seus propósitos, ao seu projeto. Mesmo tendo muitas opiniões contrárias podendo agir com firmeza e determinação para atingir o seu objetivo.

2. Automotivação. Não necessita do “empurrão” de outros para se animar. Encontra forças em si mesmo diante dos desafios. Mesmo diante de algum fracasso encontra sempre um motivo para recomeçar.

3. Criatividade. Capacidade de encontrar soluções viáveis para solução de problemas. Capacidade de criar novos produtos e serviços. Capacidade de encontrar novos caminhos, novos processos. Tem sempre uma sugestão, mesmo que não seja a melhor.

4. Flexibilidade. Pessoas inflexíveis têm muitos problemas para o recomeço quando necessário. A flexibilidade habilita para rever posições, assumir o novo, ceder quando preciso. Ouvir as idéias e sugestões e aceitá-las quando for o caso, mesmo que isso signifique uma grande mudança no projeto.

5. Energia. Que tem seu negócio próprio, dificilmente trabalhará oito horas por dia. Serão doze, senão catorze horas de trabalho diariamente. É preciso ter “pique”, muita energia até o negócio poder caminhar sem necessidade de acompanhamento “full time”. Tem que suar a camisa.

6. Iniciativa. Capacidade para agir de maneira oportuna e adequada sobre a realidade, apresentando soluções, influenciando acontecimentos e se antecipando às situações.

7. Perseverança. Capacidade de manter-se firme e constante em seus propósitos, porém, sem perder a objetividade e clareza frente às situações (saber perceber limites).

8. Resistência à frustração. Este é um item de muita importância no perfil do empreendedor. Não são poucos que abrem um negócio que não tem vida longa. Há sempre um recomeço. Este item está muito ligado à perseverança e a motivação.

9. Disposição para assumir riscos. São muitos os riscos que o empreendedor assume ao criar seu negócio. Risco do abandono do emprego, riscos financeiros, riscos psicológicos pela possibilidade de fracassar.

Uma pergunta que constantemente é feita, as pessoas nascem empreendedoras ou podem ser formadas?

Em primeiro lugar é preciso deixar bem claro que os empreendedores não são pessoas do outro mundo, são deste mundo mesmo. São pessoas simples como você. Podem nascer com espírito empreendedor e também podem ser formados. São reconhecidos pela sua capacidade, pela sua ousadia, pelas suas quedas e pelo seu recomeço. Pelo sucesso e pelo seu insucesso. São ativas. Existem em quantidades ilimitada e enormemente diversificadas ao longo do tempo. São influenciados em parte pela genética, em parte pela formação familiar, pelas experiências profissionais e também pelo ambiente econômico.

domingo, 25 de outubro de 2009

Tendências e exigências


O que desejo e quero pra mim frente às várias possibilidades?


As exigências de hoje consiste em que cada vez mais as pessoas consigam apresentar um equilíbrio pessoal, familiar, profissional, moldando-se às diversas necessidades do imediatismo, pois a sociedade está configurada de acordo com essa postura.
O que desejo de verdade é ser atriz, esse é um sonho que tenho para ser realizado, pois pretendo fazer teatro, e realmente entrar na faculdade.
Esse sonho que tenho pra mim, são uma das carreiras que exige muito de si mesmo, e é claro precisa focar muito nos estudos. E também é necessário o apoio da família.
E através dos meus estudos, e dos meus cursos, e meus esforços e os meus conhecimentos obtidos através do que eu aprendi como aprendiz, eu vou conseguir realizar meus sonhos e o que desejo pra mim, tanto profissionalmente quanto familiar e particularmente.
Estou citando algo que eu estou aprendendo, e o que já aprendi à base dos meus conhecimentos.
Ser uma pessoa profissional não é estar bem sucedidamente, e sim ter uma meta para seguir que você tem personalidade positiva para desenvolver essa profissão.
A importância da nossa motivação profissional, não adianta ser apenas inteligente, ter conhecimento, e não saber utilizar. Portanto precisamos saber usar todos os critérios, ter atitudes, ou seja, ter iniciativa para praticarmos os nossos conhecimentos de forma eficaz à base das competências gerais; proatividade, criatividade, liderança e empreendedorismo são algumas regras básicas no mercado de trabalho.
Lembre-se:
“Para determinarmos um sonho, não há dificuldades, e aceitar os problemas para encontrar soluções.”
“O poder não estar no problema, o poder está na solução.”


terça-feira, 20 de outubro de 2009

Livro " O Segredo de Luisa"

O objetivo do livro “O Segredo de Luísa” escrito por Fernando Dolabela encanta e envolve o leitor pela sua interessante forma de escrever, diferente de todos os livros, ele conseguiu unir em sua obra o ‘o tema (empreendedorismo) e a história (de Luísa)’, de uma forma, que o leitor se interessa pela história e ao mesmo tempo consegue absorver todo o tema relacionado a ela. O livro estimula o desenvolvimento do espírito empreendedor que existe dentro de cada um de nós.
O livro conta a história de Luísa e como ela conseguiu tornar seu sonho em realidade.
Para mim o segredo é a Persistência alimentada pela sua boa vontade ao ajudar uma instituição de crianças carentes e com deficiência “Caminho da Criança”, apesar de todas as dificuldades enfrentadas por Luísa ela encontrava forças quando ajudava aquelas crianças, e assim ela nunca desistiu de tentar realizar seus sonhos, graças também a grandes parceiros que apareceram e a acompanharam ela nessa difícil missão de se tornar uma empreendedora de sucesso. Como também a união de todas as características do empreendedor, as atitudes e comportamentos que conduzem ao sucesso (encontradas em Luísa).


Disciplina: Práticas Administrativas
Assunto: Empreendedorismo.
www.pdf-search-engine.com/resenha-o-segredo-de-luiza-pdf.html

sábado, 17 de outubro de 2009

Comida, Identidade & Cultura

Comida, Identidade & Cultura


O bom sabor da comida está na simplicidade. Como por exemplo, a Feijoada, pernil com farofa,

cuscuz à paulista, vatapá, bolinhos de chuva ou, um simples frango caipira nos leva a falar da

formação das identidades locais, regionais e até globais. Esses são alguns dos simples sabores

Brasileiros que estão vinculados à culinária.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

A importancia da Amizade


A importância da amizade





Em nossa vida, como diz a sociologia, “o ser humano não consegue viver sozinho”, e muitas vezes fazemos esses relacionamentos com pessoas estranhas e de repente nós criamos um vinculo muito forte a ela. Denominamos isso de amizade.
A importância da amizade vem muito alem de uma explicação simples, entra num contexto muito mais profundo. Os amigos são pessoas que sempre estarão ao seu lado, lhe apoiando e lhe dando força, enfim, ajudam-lhe nas horas em que precisarem. Não se conquista uma amizade da noite para o dia, apesar de algumas pessoas se olharem e baterem uma simpatia como se ambas já tivessem se conhecido em outras vidas.
A amizade é um relacionamento vital, com ela aprendemos muitas coisas, a crescer, saber falar e ouvir, lições que tiraremos para toda a nossa vida, que acrescentara para o nosso desenvolvimento pessoal.
Para você que quer saber mais sobre a importância da amizade, há sites que poderão lhe ajudar quanto a esse quesito, lhe tirando duvidas e dando opiniões, mas lembre-se de que a internet somente lhe aconselhará porque os amigos terão que ser feitos por atitudes vindas de você.